Milene Magalhães

Empresas que querem ganhar o mercado com transporte de cargas precisam pensar muito além da logística de entrega. Com um mercado cada vez mais consciente, quem contrata serviços de transporte busca também por sustentabilidade que gere boas entregas, sem comprometer o meio ambiente. 

A malha rodoviária brasileira é imensa e transporta mercadorias de naturezas diversas para atender às demandas de fornecedores e consumidor final. E toda essa movimentação precisa ser bem planejada a fim de oferecer um serviço de alta qualidade, com preço justo e que seja também sustentável. Afinal, há tempos as pessoas e as empresas entenderam que devemos cuidar da natureza que é a principal fornecedora de matéria prima para a produção de bens de consumo. 

Como sua empresa pode contribuir?

A sustentabilidade é uma preocupação global e que é implementada em diversos setores da sociedade. Sendo assim, empresas de transporte e logística devem estar atentas ao movimento que o mercado faz em busca das melhores soluções para as empresas e sociedade. 

Se você quer fazer parte desse movimento que busca uma atividade econômica que seja eficiente e ao mesmo tempo sustentável, será preciso investir em ações que realmente promovam esses cuidados. 

O primeiro passo é introduzir o tema da sustentabilidade na realidade da empresa e dos funcionários, por meio de treinamentos e programas que promovam ações que, de fato, sejam sustentáveis. Desde o trabalho interno até as estradas. 

  • Invista em treinamentos de sua equipe interna e dos motoristas;
  • Avalie periodicamente a condição dos veículos de sua frota;
  • Tenha metas para ajudar na redução da emissão de carbono que sua frota possa estar promovendo. 

Sabemos que essas mudanças não são realizadas do dia para a noite, mas o importante é que elas comecem a ser feitas para gerar a médio e longo prazo, transformações mais impactantes na cultura e na realidade das transportadoras. 

A curto prazo, vale buscar informações e começar a introduzir o assunto no cotidiano de trabalho para levar a uma educação ambiental e social para depois aumentar as ações relacionadas à sustentabilidade.  À medida que essa nova realidade for sendo implantada, você vai perceber como a sociedade ganha e sua empresa também, pois a redução de custos operacionais é uma realidade em instituições que investem em sustentabilidade.  

Pontos chaves para investir em sustentabilidade em sua empresa:

  • Faça um planejamento: é preciso mudar, mas, sobretudo, é necessário organizar a mudança. Planeje cada etapa do processo de mudança da sua frota comum para uma frota sustentável. Você precisa calcular custos e o tempo necessário para iniciar e finalizar todo o processo. 
  • Defina quais são as suas metas: antes de implantar um programa de sustentabilidade, entenda quais são as metas que você pretende alcançar e alinhe suas expectativas com cada etapa do processo. 
  • Conte com uma equipe especializada para te ajudar e para implementar de modo mais assertivo o programa de sustentabilidade de sua empresa. 
  • Use todas as informações do gerenciamento de frotas de sua empresa para otimizar todo o processo.