Milene Magalhães
Os serviços de transporte de cargas tem custo bastante elevado para as empresas do Brasil e também para os consumidores.
Muitos fatores são responsáveis pela elevação do preço desse serviço, mas sem dúvida, os gastos das empresas por prejuízos causados por alta dos combustíveis, estradas em péssimo estado de conservação e roubo de cargas são as principais.
Além dos prejuízos financeiros, esses fatores interferem na boa qualidade do serviço prestado, na segurança dos trabalhadores do setor que trabalham com medo de assaltos e interferem na logística das empresas.
Segurança no transporte de cargas: soluções que o mercado oferece
Apesar de todos os problemas que interferem na qualidade do transporte de cargas pelas estradas brasileiras, os sistemas de monitoramento e rastreamento de cargas ajudam a reduzir o número de roubo de cargas e ainda melhoram a logística das empresas.
Para melhorar a qualidade do transporte de cargas, podemos incluir nesse processo o uso de ferramentas tecnológicas comuns no monitoramento e rastreamento de cargas.
Na realidade das estradas, eles conseguem aumentar o controle sobre a movimentação de mercadorias e tornam o serviço mais interessante também para os clientes.
Segurança
Empresas que contam com sistemas tecnológicos para segurança da carga, têm menor índice de violação e roubo de carga, pois todo o trajeto é rastreado do início ao fim, sendo possível, inclusive, acionar ajuda remotamente para os motoristas e promover o bloqueio dos veículos.
Além disso, o monitoramento e rastreamento de cargas auxiliam na redução de acidentes nas estradas, pois, por exemplo, a velocidade dos veículos pode ser monitorada em tempo real.
Otimização da entrega
Com maior segurança e controle do trajeto a ser percorrido, é possível escolher o melhor caminho para a entrega da carga, o que reduz o tempo de entrega e otimiza o processo de deslocamento do destino inicial até o destino final da carga. Dessa forma, é possível reduzir os custos com o transporte da carga para o consumidor final.
Mais economia
Com o monitoramento e rastreamento da frota, há uma rápida redução dos prejuízos relacionados à violação e roubo de cargas. O que permite uma melhora no serviço de entrega que resulta em mais agilidade e redução do preço do serviço. Economia tanto para as empresas de transporte quanto para seus clientes, auxiliando na poupança de recursos para serem alocados em outro setor.
Comunicação em tempo real
As centrais de monitoramento e rastreamento atuam 24 horas por dia, permitindo acesso ao trajeto e situação dos motoristas em tempo real. Segurança para quem está na estrada e para a empresa que tem uma proteção real para suas cargas.
Em caso de sinistros, é possível detectar algo errado devido ao tempo de viagem estimado e o tempo de parada fora da rota, o que imediatamente faz com que o rastreamento acione ajuda dos agentes de segurança para o motorista, interceptando, por exemplo, uma ação criminosa.
Mais produtividade para os motoristas nas estradas
Com o monitoramento e rastreamento de cargas, motoristas sabem que estão mais seguros e podem acionar ajuda na central de atendimento das empresas ao menor sinal de perigo nas estradas. Isso reduz o nível de estresse e permite que eles trabalhem melhor, o que impacta diretamente na produtividade do serviço prestado.
Quer conhecer mais sobre os benefícios dos sistemas de monitoramento e rastreamento de cargas? Entre em contato com a Gertran.