Com o aumento do roubo de cargas no Brasil nos últimos anos, as empresas que realizam transporte de mercadorias precisam estar cientes dos tipos de mercadorias mais visadas pelos assaltantes.

Portanto, isso permitirá que elas tomem medidas preventivas para minimizar os riscos de roubo de cargas e proteger suas mercadorias.

Os tipos de cargas mais roubadas variam de acordo com a região e o momento, mas existem algumas mercadorias que são mais visadas pelos criminosos devido ao seu alto valor de mercado e facilidade de revenda no mercado paralelo.

Sendo assim, hoje iremos falar um pouco sobre os principais tipos de cargas mais visadas pelos assaltantes para aumentar a segurança do seu negócio!

Cargas de Produtos Eletrônicos

Um dos principais tipos de cargas roubadas, são a dos produtos eletrônicos, por se tratar de objetos valiosos e úteis. 

Sendo assim, mercadorias como smartphones, tablets, notebooks e TVs, são altamente visados pelos assaltantes devido ao seu alto valor de mercado e facilidade de revenda no mercado paralelo.

Além disso, muitas vezes esses produtos são transportados em grandes quantidades, o que os torna alvos ainda mais atrativos para os criminosos.

Cargas de Medicamentos

As cargas de medicamentos são outra mercadoria que os assaltantes têm como alvo pela facilidade de sua venda.

Esses produtos são valiosos e têm alta demanda no mercado paralelo, especialmente os remédios controlados, e muitas vezes as empresas farmacêuticas transportam grandes quantidades desses produtos em um único caminhão, tornando-os um alvo fácil para os criminosos.

Cargas de Produtos Alimentícios

Produtos alimentícios também pertencem ao tipo de cargas que acabam frequentemente roubados, especialmente aqueles que têm alto valor de mercado, como carnes, queijos e bebidas alcoólicas.

Esses produtos se encaixam como facilmente vendidos no mercado paralelo pela sua demanda constante, tornando-os alvos muito valiosos e fáceis para os assaltantes. 

Cargas de Produtos Químicos

As cargas de produtos químicos também são alvos frequentes de roubo de cargas.

Esses produtos são valiosos e têm uso em diversas indústrias, como na produção de produtos farmacêuticos, fertilizantes, produtos químicos para limpeza, entre outros. 

Além disso, os produtos químicos podem ser perigosos se manuseados incorretamente, o que pode tornar o roubo ainda mais arriscado.

Dessa forma, os roubos a cargas de produtos químicos apresentam maior risco,tanto para os colaboradores, como para os próprios criminosos. Sendo um dos roubos que mais resultam em tragédias. 

Cargas de Combustíveis

As cargas de combustíveis, como gasolina, diesel e etanol, pertencem ao ramo de cargas mais visadas pelos assaltantes devido ao seu alto valor de mercado e grande demanda.

Os postos de combustíveis e transportadoras de combustíveis são frequentemente alvos de ataques, o que torna essas cargas ainda mais vulneráveis.

Sendo assim, os criminosos já tem seus métodos para efetuar os roubos de carga nestes tipos de estabelecimentos, o que torna ainda mais perigoso. 

Cargas de Produtos de Luxo

As cargas de produtos de luxo, como perfumes, jóias, relógios e roupas de marca, são altamente valiosas e, portanto, são alvos frequentes de roubo de cargas.

Por motivos óbvios, esses produtos têm um alto valor de mercado e podem ser facilmente revendidos no mercado paralelo.

Proteção adicional

A gerenciadora de risco entra como uma função essencial no transporte das mercadorias, atuando diretamente contra o roubo de cargas. 

A Gertran é uma empresa referência no mercado de gerenciamento de risco, trazendo mais qualidade e segurança para o seu negócio!

Presente no mercado há mais de 20 anos, com serviços tecnológicos e inovadores, como monitoramento e rastreamento de cargas. Além disso, conta com uma equipe qualificada e preparada para dar o suporte que a sua empresa precisa!