Todos sabemos que o transporte de carga nem sempre é uma das missões mais fáceis, porém, existem algumas soluções para esses problemas. 

O transporte de cargas em sua maioria são realizados por meio de caminhões ao longo das estradas brasileiras, portanto, roubos, furtos, acidentes não são raros quando paramos para analisar tal serviço. 

Dessa forma, é muito comum que aconteçam diversos tipos de contratempos no meio do caminho, além de problemas envolvendo a administração e gestão de risco da empresa!

Sendo assim, hoje iremos te mostrar quais são os três principais problemas que podem ocorrer no transporte de carga!

Roubo ou furtos de cargas

O roubo de cargas é muito comum nas estradas brasileiras, principalmente em lugares mais desertos e com pouca iluminação. 

Dessa forma, a ação normalmente é realizada por quadrilhas especializadas nesse tipo de roubo ou furto em movimento, visando mercadorias valiosas que são transportadas pelos caminhões. 

Sendo assim, acarretam um enorme prejuízo todos anos para as empresas de transporte de carga. 

Estradas precárias 

Em segundo lugar, temos a situação precária das estradas brasileiras, que com certeza são um dos principais problemas enfrentados pelo transporte de carga. 

A situação precária das estradas afeta diretamente o transporte de carga, podendo ocasionar desgastes nos caminhões, acidentes graves e atrasos na entrega das cargas.  

Além disso, ocupa uma das principais causas de mortes nas estradas. Dessa forma, os acidentes ocasionados pela má estrutura das estradas, infelizmente não são acontecimentos raros. 

Má gestão de recursos

Finalmente, a má gestão de recursos acarreta uma série de problemas para o transporte de carga. 

Desde treinamento de baixa qualidade para seus colaboradores, até a negligência com a manutenção dos transportes. 

Com uma má gestão de recursos a probabilidade de acidentes, roubos, furtos e atrasos durante o trajeto aumenta. Por isso, é muito importante que aconteça uma boa gestão, para minimizar os riscos. 

Sendo assim, o transporte de carga não é uma missão muito fácil como podemos ver, porém, as gerenciadoras de riscos existem para facilitar um pouco essa tarefa. 

As gerenciadoras de riscos tem como função minimizar os riscos do transporte de carga e realizá-lo da melhor maneira possível. 

Dessa forma, como exemplo de uma ótima gerenciadora de riscos, referência no mercado, temos a Gertran que está a quase duas décadas no mercado entregando os melhores serviços para os seus clientes. Além de 5 filiais espalhadas pelo Brasil para prestar suporte nacional.


Conta com tecnologias de última geração para maior segurança do transporte, como o monitoramento e rastreamento de cargas, além de pregar valores de transparência e responsabilidade em seus serviços.