Você sabe quais são as principais normas no transporte de cargas?

O transporte de cargas é um serviço essencial para o funcionamento de diversos setores no Brasil e no mundo, e existem diversas normas para garantir a segurança dos colaboradores e cargas. 

Por isso, é de extrema importância que essas normas sejam seguidas e levadas com a importância necessária. 

Sendo assim, hoje te deixaremos por dentro das 5 mais importantes normas no transporte de cargas. 

Atenção às fiscalizações e sinalizações

Em primeiro lugar, é muito importante seguir as fiscalizações e sinalizações estabelecidas pelos órgãos responsáveis pelas normas no transporte de cargas.  

O transporte de carga possui algumas fiscalizações que são essenciais para um trajeto mais seguro para todos. Rótulos de risco, painel de segurança, comprimento do veículo e número da ONU são algumas das normas. 

Lei do descanso 

Uma das mais conhecidas normas no transporte de cargas é a Lei do descanso, que é essencial para a segurança nas rodovias brasileiras. 

Trata-se de uma lei que certifica que o motorista estará em boas condições para conduzir o veículo, e conseguirá minimizar os riscos de acidentes. 

Funciona da seguinte forma: o motorista que atingir o tempo de 6 horas na estrada, obrigatoriamente necessita fazer uma pausa por pelo menos 30 minutos. 

Utilizar a embalagem correta

Sobre as cargas, é muito importante que, se estiver sendo transportada uma carga perigosa, que apresente risco de acidente ou algo do tipo, é essencial que ela esteja embalada da forma correta. 

Sendo assim, é fundamental entender as cores e formatos para diferentes tipos de cargas e substâncias, visando a fácil identificação da substância presente.  

Capacitação dos colaboradores

Uma das normas no transporte de cargas mais importantes e valiosas, é a capacitação dos colaboradores envolvidos no transporte.

Seu negócio não pode contar com a inexperiência dos colaboradores, portanto, é essencial ter uma capacitação e treinamentos de qualidade para todos os profissionais que irão enfrentar as estradas diariamente.

Manutenção preventiva do veículo

Por último, mas não menos importante, temos a manutenção preventiva do veículo. Existe um índice assustador de acidentes envolvendo falhas mecânicas e uma das principais causas das falhas mecânicas é a falta de manutenção preventiva. 

Por isso, é essencial estar com todos os seus veículos em dia com a manutenção para evitar acidentes e contratempos ao longo do trajeto. 

Além disso, é essencial seguir as normas de segurança do transporte de cargas para evitar acidentes ou contratempos que possam prejudicar o seu negócio. 

A Gertran é uma empresa especializada em gerenciamento de risco no transporte de cargas, visando garantir a segurança da sua empresa. 

Conta com quase duas décadas trazendo segurança e planejamento para os seus clientes, com uma equipe de profissionais qualificados para te ajudar nessa missão. 

Além disso, também possuímos tecnologias avançadas, como o monitoramento e rastreamento de cargas para minimizar o risco quando o assunto é transporte de cargas. 

Se está procurando segurança e planejamento no seu serviço de transporte de cargas, pode ter certeza que a Gertran é a empresa certa para você!

plugins premium WordPress

O programa PARCEIRO MAIS GERTRAN tem como principal objetivo recompensar os parceiros que indicarem novos clientes para Gertran. Se você trabalha na área de transporte e/ou conhece pessoas ou empresas que precisam da tecnologia da Gertran em seus veículos, deseja candidatar-se, basta preencher corretamente seus dados no formulário e ACEITAR o regulamento e aguardar o contato da Gertran para os detalhes do cadastramento do indicado.

Regulamento Geral; Se a(s) indicação(ões) resultar(em) em venda efetiva através da equipe comercial, será concedida ao Parceiro Mais uma bonificação de 20% DO PRIMEIRO MÊS de faturamento.

Procedimentos para cadastramento:

Regras para recebimento das bonificações:

Este programa de bonificação não gera obrigações para o indicador e nem vínculo empregatício por não ter relação de trabalho.