A sigla CTE, significa conhecimento de transporte eletrônico, porém, você sabe como funciona e para que serve esse tipo de documentação?
No transporte de cargas, existem diversas documentações necessárias para a prática de operações logísticas. Por isso, é muito importante ter em mente esses documentos e evitar dores de cabeças e até mesmo multas.
Hoje iremos falar tudo o que você precisa saber sobre o CTE – Conhecimento de Transporte Eletrônico, para realizar o transporte de cargas da maneira efetiva,
O que é conhecimento de transporte eletrônico?
O conhecimento de transporte eletrônico é um tipo de documentação que é necessária para o transporte de cargas, tem a finalidade de registrar por meios fiscais os serviços prestados de transportes de cargas no Brasil.
Entretanto, trata- se de um documento eletrônico, por isso, sua existência é totalmente digital. Sendo necessário em todos os modos de meios de transportes, ferroviário, aéreo, rodoviário, entre outros.
Por se tratar de um documento completamente digital, o conhecimento de transportes eletrônicos gera muito mais segurança e organização para a rotina.
Quem necessita emitir o CTE?
O CTe é um documento necessário toda vez que ocorrer uma prestação de serviço de transporte de cargas no território nacional.
Dessa forma, o CTe é necessário para qualquer operação de transporte de cargas, independente da modalidade.
Aqui vai uma breve lista de alguns dos emitentes:
- Escritórios de contabilidade
- Empresa transportadora de cargas
- Transportadora autônoma
- Embarcador de cargas
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é CTE, você tem melhores condições para investir mais em uma logística segura no transporte de cargas de sua empresa. Para isso, conte com os serviços de gerenciamento de riscos da Gertran.