O transporte de cargas está cada vez mais competitivo e exigindo das empresas mais qualidade e dinamismo nas entregas. E se sua empresa quer se destacar, vamos lhe dar dicas neste artigo de como otimizar a logística de distribuição de sua empresa. 

Mas para que você saiba por onde começar, é importante que para otimizar a logística de distribuição da sua empresa, não é um elemento ou outro isolado que vai ser capaz de colocar sua empresa entre as melhores empresas de transporte de cargas do país. 

Quando falamos em logística, estamos abordando um conjunto de ações que vai impactar todo o processo de transporte, desde a elaboração da rota mais segura e rápida até os melhores meios de acomodar a carga no veículo. 

Para cumprir prazos de entrega invista na logística de distribuição de sua empresa

A boa gestão de produtos precisa avaliar todo o processo de entrega, desde a saída do do centro de distribuição até a chegada ao destino final. Um fator que é parte importante da logística de distribuição de sua empresa é o fácil acesso aos canais de venda e atendimento ao consumidor. Clareza nas informações quanto aos procedimentos de entrega, passam mais segurança aos clientes e garantem uma boa imagem com seus clientes. 

Além disso, uma gestão de transporte de cargas bem feita e otimizada se traduz na conquista de mais clientes e economia para as empresas. Por isso, não perca mais tempo e dinheiro e invista em métodos para uma boa distribuição de mercadorias por meio de um processo de logística bem elaborado.

Logística de distribuição: o que sua empresa precisa fazer?  

Os procedimentos logísticos são realizados em sequência para padronizar o serviço e agilizar a entrega, melhorando, assim, toda a cadeia de transporte de cargas de sua empresa. 

E se você não sabe por onde começar, aqui vão as principais fases que sua empresa precisa seguir para otimizar a logística de distribuição de sua empresa: 

  • Realizar gestão do transporte de cargas: essa é a fase inicial da logística de distribuição. Nesse ponto, a empresa deve selecionar o tipo de transporte mais adequado para cada tipo de carga, e se vai contar com veículos da própria frota ou terceirizar. No caso de alguns produtos, é necessário realizar o transporte área e terrestre, por exemplo, essa informação é essencial para calcular o preço do frete.
  • Conferência e expedição das mercadorias: esse processo é essencial para garantir que os produtos sairão sem defeitos e na quantidade certa até o destino final. Em caso de avarias no meio do caminho, tanto a empresa quanto o consumidor final terão condições de solicitar a troca da mercadoria por outra em perfeitas condições. Selecionar com cuidado quem fará essa função é fundamental. 
  • Gestão do preço do frete: o cálculo do frete deve ser feito por meio de cotação, formas de pagamento e negociação. Os custos operacionais para o transporte de mercadorias são muito elevados, se você não fizer o levantamento certo pode levar prejuízo ou acabar cobrando um preço muito elevado. Essa parte do processo logístico é fundamental para o escoamento da mercadoria e para um controle financeiro e operacional de qualidade.  
  • Tenha um roteiro: estabelecer quais as melhores rotas é indispensável para a gestão financeira e operacional da entrega de mercadorias. Calcule todos os custos com trajeto desde a saída do veículo da sua frota até a chegada no destino final da entrega. Esse levantamento será constantemente utilizado e vai lhe dar maior controle sobre todo o processo de transporte de cargas de sua empresa, ajudando inclusive a criar estratégias para diminuir o tempo em transporte e melhorando a qualidade da entrega. 
  • Conte com procedimentos de segurança: a segurança para seus motoristas e para a carga é fundamental no processo logístico, se você ainda não conta com serviços de monitoramento e rastreamento de cargas em sua transportadora, você está correndo perigo  e perdendo dinheiro. A Gertran é especialista em sistemas de monitoramento e rastreamento de cargas que atende empresas em todo o Brasil.

Pronto! Agora você já tem as informações iniciais para implantar um processo de melhoria que vai lhe ajudar a otimizar a logística de entrega de sua empresa. E se você quer conhecer mais sobre os serviços que temos para a sua empresa, acesse o nosso site.